terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SUDOESTE: Linha executiva transporta mais de 70 mil passageiros em um ano



Acaba de completar um ano que os moradores do Sudoeste/Octogonal e região podem contar com a linha executiva 0.165, que liga a localidade à Esplanada dos Ministérios. Desde o dia 14 de janeiro de 2013, 73,5 mil passageiros utilizaram o novo serviço, o que corresponde a uma média de mais de 6 mil usuários por mês.

A linha sai do Terminal Rodoviário do Cruzeiro e passa pelo Terraço Shopping, Hospital das Forças Armadas e Palácio da Justiça do Distrito Federal (Praça do Buriti), com tarifa a R$ 5,00.

O serviço é prestado pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda (TCB), que aloca uma frota composta por quatro veículos em operação e um reserva para o atendimento dos usuários. São micro-ônibus com capacidade para 26 passageiros sentados, todos equipados com poltronas reclináveis de tecido, ar-condicionado e internet.

O diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, explica que o objetivo do serviço é proporcionar um atendimento complementar ao transporte convencional. “Ele está voltado, sobretudo, àquela população que busca um nível de conforto superior para deixar seu carro em casa e ir ao trabalho de ônibus”, acrescenta.

Esse modelo de transporte não é novidade no DF. Serviço semelhante foi prestado pela TCB entre os anos de 1975 até meados da década de 1990. De acordo com o presidente da TCB, Carlos Alberto Koch, os resultados alcançados até agora são positivos. “O propósito maior para a criação da linha foi aumentar a mobilidade urbana e reduzir o número de carros na região central do Plano Piloto", esclarece.

Conforme a tabela horária (confira aqui), os ônibus saem a cada intervalo de 15 minutos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, quando parte o último carro do Terminal do Cruzeiro. O percurso é de aproximadamente 23 Km, cumprido num prazo de uma hora, em média.

Aeroporto JK
Vale lembrar que, desde 2011, também está em operação a linha 0.113, que sai do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek e passa pela Esplanada dos Ministérios, Setor Hoteleiro Norte, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Setor Hoteleiro Sul, voltando para o Aeroporto JK, a um custo de R$ 8.
A tabela horária da linha pode ser consultada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário